Entretenimento

Morre aos 99 anos a fotógrafa americana Eve Arnold

05/01/2012 20h34

Nova York, 5 jan (EFE).- A americana Eve Arnold, famosa por seus retratos de Marilyn Monroe, morreu aos 99 anos, anunciou nesta quinta-feira a agência de fotojornalismo Magnum, que teve entre seus fundadores Robert Capa.

Eve foi a primeira mulher a fazer parte da agência, em 1957. Nascida na Filadélfia, Pensilvânia, em 21 de abril de 1912, ela morreu nesta quarta-feira, em Londres, cidade onde morava desde 1962, segundo comunicado publicado no site da Magnum.

A fotógrafa ficou famosa por retratos de personagens históricos, como as políticas Indira Ghandi e Margaret Thatcher. Eve e a protagonista de "Os homens as preferem loiras" foram amigas até a trágica morte de Marilyn Monroe, em 1962, quando a atriz só tinha 36 anos.

No entanto, a Magnum disse que ela preferia fazer reportagens gráficas, como a que realizou no início da década de 50 sobre a moda dos negros no bairro do Harlem, em Nova York, trabalho que abriu as portas da agência para ela.

Entre os anos 60 e 70 do século passado, Eve passou vários anos em países árabes, onde documentou as primeiras mudanças no papel social da mulher, apesar da forte presença do islamismo. Ela também esteve na China e foi um dos primeiros americanos a conseguir visto para entrar no país, quando Pequim e Washington não mantinham relações diplomáticas.

A fotógrafa publicou ao longo de sua vida cerca de vinte livros, sendo que o último, "All About Eve", será publicado este mês.

Há um ano, a americana recebeu em Cannes, na França, uma condecoração por sua trajetória profissional do Prêmio Internacional de Fotografia de Sony, que organizou a última retrospectiva dedicada exclusivamente a ela.

Eve continuou trabalhando até seus últimos dias e ainda colaborava com jornais importantes como o britânico "The Sunday Times", entre outros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo