Entretenimento

Morre aos 91 anos o escritor italiano Giorgio Bocca

Da EFE

25/12/2011 17h01

Considerado um dos grandes escritores e jornalistas do último meio século em seu país, o escritor italiano Giorgio Bocca morreu neste domingo (25), em Milão, aos 91 anos de idade. As informações são da editora Feltrinelli, responsável por suas publicações desde 2002.

Nascido na comuna de Cuneo, em 28 agosto de 1920, Bocca começou a escrever na metade da década de 1930. Foi um dos fundadores do grupo Justiça e Liberdade, para cujo diário escreveu.

Depois, trabalhou para a "Gazzetta del Popolo", "O Europeu" e "Il Giorno", e em 1976 foi um dos fundadores do prestigiado jornal romano "La Repubblica", com o qual colaborou desde então.

Bocca escreveu numerosos livros, sobre a atualidade política do momento, a história da Itália e personagens políticos, entre eles Silvio Berlusconi.

Entre seus livros, se destacam "Storia dell'Italia Partigiana" (1966): "Storia d'Italia nella Guerra Fascista" (1969); "Palmiro Togliatti" (1973), sobre o dirigente comunista italiano; "La repubblica di Mussolini" (1977) e "Storia della Repubblica italiana dalla caduta del fascismo a oggi" (1982).

Também são do escritos as obras "Il provinciale. Settant'anni di vita italiana" (1992), "Metropolis. Milano nella tempesta italiana" (1994) e "Piccolo Cesare", de 2002, sobre Berlusconi.

Esse livro marcou sua troca da editora Mondadori para a Feltrinelli, pela qual publicou, entre outros, "Le mie montagne. Gli anni della neve e del fuoco" (2006), "Annus Horribilis" (2010) e "Fratelli coltelli. 1943-2010: l'Italia che ho conosciuto" (2010).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo