Entretenimento

Morre aos 84 anos o escultor americano John Chamberlain

AP
O escultor John Chamberlain, morto dia 22 de dezembro de 2011 Imagem: AP

23/12/2011 00h06

Nova York, 22 dez - O artista americano John Chamberlain, famoso por suas esculturas feitas com metal retorcido, morreu em Nova York aos 84 anos, informou nesta quinta-feira a galeria Gagosian.

Chamberlain, nascido em 16 de abril de 1927 em Rochester (Indiana), faleceu na quarta-feira em Manhattan, indicou a mensagem publicada no site da galeria nova-iorquina, que o representava desde este ano.

  • Divulgação/Galeria Gagosian

    Escultura de John Chamberlain

"John Chamberlain pôs sua marca indelével na história da arte no século XX. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas", assegurou Larry Gagosian.

Segundo a galeria Gagosian, Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira.

Durante esse tempo, o escultor organizou mais de 100 exposições sozinho no mundo todo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova York em 1971, até a última retrospectiva, que a mesma instituição deve inaugurar em fevereiro de 2012.

Em maio, sua escultura de metal prensado "Nutcracker" foi vendida pelo valor recorde de US$ 4,78 milhões em um leilão da casa Sotheby's em Nova York.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo