Topo

Oscar de Orson Welles por "Cidadão Kane" é vendido por US$ 861 mil

21/12/2011 05h18

Los Angeles (EUA), 20 dez (EFE).- O Oscar que Orson Welles ganhou pelo roteiro original de "Cidadão Kane" foi vendido nesta terça-feira em um leilão da casa Nate D. Sanders, com sede em Los Angeles, por US$ 861.542, informou o blog especializado Deadline.

O filme concorreu em nove categorias do Oscar, incluindo melhor filme, melhor ator e melhor diretor (ambos para Welles), mas só venceu o de melhor roteiro original, um reconhecimento partilhado com Herman J. Mankiewicz em 1941.

Mais tarde, em 1971, Welles seria agraciado com um prêmio honorífico da Academia de Hollywood.

Alguns veículos da imprensa, como o "The Hollywood Reporter", apontavam que a estatueta havia sido arrematada pelo ilusionista americano David Copperfield, que usou o Twitter para desmentir o boato.

Foi Welles quem produziu a primeira aparição televisiva de Copperfield, que já possui outros objetos relacionados com "Cidadão Kane", considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

O longa conta a vida do magnata da imprensa Charles Foster Kane, baseado na figura real de William Randolph Hearst, interpretado pelo próprio Welles.

Copperfield foi uma das pessoas que disputaram o Oscar, segundo assegurou Nate D. Sanders, o proprietário da casa de leilões.

Durante anos a estatueta esteve perdida, pelo que a Academia de Hollywood concedeu uma substituta à filha do cineasta, Beatrice Welles.

A original tinha estado em poder do cineasta Gary Graver, diretor de fotografia de Welles, que tentou vendê-la em 1994.

Ao saber disso, Beatrice apresentou um processo na Califórnia para impedir a comercialização e recuperar o Oscar para o patrimônio da família, embora posteriormente tenha vendido a estatueta em 2003 à Fundação DAX, uma entidade sem fins lucrativos de Los Angeles.

Em 2007, a Fundação DAX pôs o Oscar à venda em Nova York na casa de leilões Sotheby's para fins beneficentes, mas não conseguiu vendê-lo porque o valor estipulado com a organização não foi alcançado.