Topo

Scorsese e Woody Allen são indicados ao Globo de Ouro de melhor diretor

15/12/2011 12h56Atualizada em 15/12/2011 14h00

Los Angeles (EUA), 15 dez (EFE).- O diretor Martin Scorsese foi indicado nesta quinta-feira ao Globo de Ouro de melhor diretor por "A Invenção de Hugo Cabret", - sua estreia no cinema 3D -, e concorrerá ao prêmio com Woody Allen, de "Meia-Noite em Paris".

Também disputarão a estatueta, no dia 15 de janeiro, Alexander Payne, por "Os Descendentes"; Michel Hazanavicius, por "O Artista"; e George Clooney, por "Tudo pelo Poder".

 

"A Invenção de Hugo Cabret", baseada no livro homônimo, e ambientada na Paris dos anos 30, conta a história de um menino órfão com muita imaginação, e que um dia se vê envolvido na resolução de um mistério deixado por seu pai.

Scorsese, que recebeu 8 indicações ao prêmio ao longo de sua carreira, ganhou duas estatuetas - por "Os Infiltrados" (2006) e "Gangues de Nova York" (2002) -, e em 2010 recebeu o Globo de Ouro honorífico em reconhecimento a sua trajetória profissional.

Por sua vez, Woody Allen, com 11 indicações na carreira, ganhou em 1985 com "A Rosa Púrpura do Cairo", e concorrerá nesta ocasião com "Meia-Noite em Paris", protagonizado por Owen Wilson, Rachel McAdams e Marion Cotillard.

Alexander Payne, quatro vezes indicado e vencedor do Globo de Ouro de melhor roteiro por "Sideways-Entre Umas e Outras" (2004) e "As Confissões de Schmidt" (2002), concorrerá em 2012 com "Os Descendentes". O filme conta a história de Matt King, um marido indiferente e pai de duas filhas que se vê obrigado a encarar seu passado e um futuro incerto depois que sua esposa sofre um acidente.

Já o francês Michel Hazanavicius, autor de "Agente 117", disputará por "O Artista", filme mudo que presta homenagem às últimas películas rodadas antes da chegada do cinema sonoro.

Quanto a Clooney, a indicação veio por "Tudo Pelo Poder", no qual também interpreta um candidato democrata durante as eleições primárias à Presidência dos EUA introduz seu idealista assessor de imprensa (interpretado por Ryan Gosling) nos segredos da política. EFE

elv/id