Topo

Arquiteto espanhol Santiago Calatrava é nomeado assessor cultural do Vaticano

Arquiteto espanhol Santiago Calatrava (26/02/2010) - Fayez Nureldone/AFP
Arquiteto espanhol Santiago Calatrava (26/02/2010) Imagem: Fayez Nureldone/AFP

10/12/2011 14h41

Cidade do Vaticano, 10 dez (EFE).- O papa Bento XVI nomeou o arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava consultor do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano, informa um comunicado emitido neste sábado pela Santa Sé.

Calatrava, de 60 anos, vencedor do prêmio Príncipe das Astúrias das Artes em 1999, é acadêmico de honra da Real Academia de Belas Artes de San Fernando (Espanha) e representa um dos três espanhóis na lista de novos assessores para o Conselho Pontifício da Cultura vaticano.

Junto ao arquiteto valenciano, figuram também Fidel González Fernández, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Urbanismo e da Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Pontifícia Gregoriana, assim como Francesc Torralba Roselló, professor de Filosofia na Universidade Ramón Llull de Barcelona.

Além dos três espanhóis, outros oito especialistas foram nomeados para assessorar o Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano, que contará a partir de agora com oito novos membros, segundo o comunicado.

Os consultores para a entidade são especialistas de cultura residentes em todos os continentes, que participam do Conselho Pontifício para a Cultura mediante estudos, informações e pareceres. EFE

mcs/sa