Entretenimento

EUA esperam driblar bloqueio de sua "embaixada virtual" no Irã

07/12/2011 20h50

Washington, 7 dez (EFE).- O Departamento de Estado americano denunciou nesta quarta-feira que o site de sua "embaixada virtual" em Teerã foi bloqueado pelas autoridades iranianas horas depois de seu lançamento, mas demonstrou confiança no restabelecimento do serviço.

"Estamos bastante seguros que poderemos nos recuperar deste tipo de ameaças temporárias ao portal", disse em sua entrevista coletiva diária o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner.

Ao tentar abrir o site no Irã, o usuário recebe uma mensagem das autoridades iranianas que aponta a presença de conteúdos criminosos e que o acesso não é permitido.

No entanto, Toner afirmou que "muitos iranianos" contam com "software e redes virtuais privadas que lhes permitem driblar este tipo de bloqueios e lhes facilitam o acesso à internet", por isso o site continua recebendo visitas.

O porta-voz ressaltou que o portal só contém informação sobre como viajar aos Estados Unidos e um resumo das políticas de Washington "de maneira muito transparente e direta".

"O fato de o Governo iraniano ter tentado bloquear o acesso a um site assim deixa muito claro seu nível de confiança em seus cidadãos e sua vontade de isolá-los do mundo exterior", lamentou Toner.

Nas primeiras 24 horas de atividade, o site recebeu "quase meio milhão de visitas", das quais mais de 148 mil foram registradas na versão em inglês, e duas mil delas aconteceram dentro do Irã. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo