Topo

Cartunista reprimido por regime sírio recebe Prêmio Repórteres sem Fronteiras

O cartunista sírio Ali Farzat posa com um de seus trabalhos durante workshop em Damascus, na Síria (31/1/2001) - REUTERS /Khaled al-Hariri
O cartunista sírio Ali Farzat posa com um de seus trabalhos durante workshop em Damascus, na Síria (31/1/2001) Imagem: REUTERS /Khaled al-Hariri

07/12/2011 20h32

Paris - O cartunista sírio Ali Farzat, agredido e castigado em agosto pelos serviços de segurança do regime de Bashar al Assad em Damasco, foi agraciado nesta quarta-feira com o Prêmio Repórteres sem Fronteiras pela Liberdade de Imprensa.

Este prêmio foi concedido a Farzat pelo célebre desenhista francês Plantu, que publica uma charge diariamente na capa do jornal francês "Le Monde".

Desde o início das revoltas contra o regime de Assad, o desenhista sírio e ativista pró-direitos humanos dedicou numerosas caricaturas ao ditador. Dentre elas, uma na qual aparecia tentando fugir ao lado do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, pouco antes que homens armados o sequestrassem em sua casa dando uma surra pela qual foi internado em um hospital.

As fotografias do cartunista de 54 anos com ambas as mãos amarradas e o rosto notavelmente maltratado percorreram o mundo e provocaram a solidariedade de seus colegas na imprensa, especialmente no mundo árabe.

Esta agressão foi condenada pelos Estados Unidos, que considerou que "o ataque ao caricaturista político mais popular do país e um ativista de direitos humanos de longa trajetória" foi "deplorável".

Na cerimônia, realizada nesta quarta-feira (7) em Paris e reportada na conta de Twitter da organização pela liberdade de imprensa, foi premiada também a revista birmanesa "Weekly Eleven" como meio de comunicação do ano "por seu combate contra a censura e sua luta pela liberdade de informação", informou a Repórteres sem Fronteiras.

Farzat e a "Weekly Eleven" receberam o prêmio do jornalista iraniano Abdolreza Tajik e da rádio somali "Radio Shabelle", agraciados em 2010 em com o mesmo prêmio por sua "coragem" na hora de informar.