Topo

Especialistas mapeiam cidade medieval na Inglaterra sem realizar escavação

03/12/2011 01h06

Londres, 3 dez (EFE).- Arqueólogos da Universidade inglesa de Southampton conseguiram traçar um mapa da aparência de uma cidade medieval que permanece soterrada perto de Salisbury, centro da Inglaterra e conhecida como Old Sarum.

Segundo informou nesta quarta-feira esse centro acadêmico, ao elaborar o mapa, os especialistas localizaram o que pode ser um dos maiores palácios medievais que existiram no Reino Unido.

Além do palácio, os pesquisadores encontraram os restos de uma catedral, uma fortificação e uma rede de edificações pertencentes ao século XI.

Para traçar o mapa, os cientistas, que colaboraram com estudantes da universidade, utilizaram uma tecnologia especial de raios ultravioleta para descobrir o que havia sob o terreno.

A cidade medieval se estendia em um complexo aproximado de 170 metros de comprimento por 65 metros de largura e contava com muralhas de até três metros de altura.

Guilherme, o Conquistador (1028-1087), o primeiro rei da Inglaterra de origem normanda, fundou a cidade medieval descoberta em Old Sarum e fez dela um dos núcleos políticos mais importantes da época.

Os restos de Old Sarum, a 3,5km da atual cidade de Salisbury, no condado de Wiltshire, ganham destaque por que estão em um dos locais onde foram encontrados vestígios de presença humana de mais de três mil anos.

Old Sarum foi originalmente uma fortaleza da Idade do Ferro, criada por volta de 400 AC e ocupada pelos romanos após a conquista da Grã-Bretanha em 43 DC.

Tanto os normandos, como os saxãos e os romanos deixaram sua marca em Old Sarum.

O diretor dos serviços de prospecção arqueológica da Universidade de Southampton, Kristian Strutt, disse que "os arqueólogos e historiadores souberam durante séculos que havia uma cidade medieval em Old Sarum, mas até agora não havia um mapa do lugar".

"Nossa pesquisa mostra onde estavam situadas as edificações, por isso que podemos apresentar um mapa detalhado da zona urbana que se encontrava entre muros", afirmou Strutt.