Topo

Cervantes 2011 premia poeta chileno Nicanor Parra por vida dedicada à poesia

01/12/2011 14h28

Madri, 1 dez (EFE).- O poeta chileno Nicanor Parra ganhou nesta quinta-feira, aos 97 anos, o Prêmio Cervantes 2011, um reconhecimento por "uma vida dedicada à poesia", na qual se destacou por criar novas e diferentes linguagens, entre elas, a conhecida como "antipoesia".

Parra ganhou o prêmio nesta quinta-feira após a decisão da ministra de Cultura, Ángeles González-Sinde e da presidente do júri, Margarita Salas, primeira mulher que ocupa esse posto desde a criação do Cervantes, há 36 anos.

Após oito votações, o poeta chileno foi apoiado pela maioria dos membros do júri, que respeitaram a lei de que a cada ano o prêmio seja concedido alternadamente a um escritor hispano-americano e a um espanhol. Em 2010, a catalã Ana María Matute foi a vencedora desse prêmio, considerado o mais importante dos concedidos em língua espanhola.

A ministra de Cultura elogiou o fato de Parra ter recebido esse reconhecimento em vida e ter sido mais um poeta agraciado com ele, já que, segundo ela, "escrever poesia exige mais do que outros gêneros".

No momento da divulgação do prêmio, Parra ainda não sabia que o havia ganhado. "Não conseguimos localizá-lo, ele não atendia ao telefone", explicou a ministra.

A presidente do júri, nomeada pela Real Academia Espanhola, ressaltou ainda a faceta de físico e matemático do novo prêmio Cervantes e lembrou que sua obra poética é muito estudada e já foi objeto de diversas teses de doutorado.

Ángeles também se mostrou confiante quanto à possibilidade de Parra comparecer pessoalmente à cerimônia de entrega do prêmio, em 23 de abril de 2012. EFE