Entretenimento

Museu de Nova York reúne peças de grandes estilistas em exposição

29/11/2011 20h50

Nova York, 29 nov (EFE).- O museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova York inaugurou nesta terça-feira uma exposição que reúne obras dos principais nomes da moda dos séculos 20 e 21, como Christian Dior e Coco Chanel.

A primeira de duas mostras consecutivas inclui 50 peças da coleção permanente do museu "e algumas obras-primas, de A a Z", afirmou à Agência Efe a diretora e chefe de curadoria, Valerie Steele.

Em ordem alfabética, o percurso começa por Armani, Balenciaga, Chanel e Dior e chega até Westwood, Yeohlee e Zoran, passando por Miuccia, Prada, Óscar de la Renta e Elsa Schiaparelli.

Prada aparece representada por um vestido de renda em camadas sobre uma saia longa de algodão que expressa seu estilo particular, enquanto Schiaparelli aparece em forma de um elegante traje de festa preto com estampas diagonais inspirado no sari, vestido tradicional das mulheres indianas.

Óscar de la Renta, que em 2012 receberá o prêmio máximo da moda americana que concede o Conselho de Costura do FIT, aparece na mostra com um traje completo para a noite em tons de verde e amarelo.

Além disso, chamam a atenção as novas aquisições do museu, como uma jaqueta de seda preta com estampa floral de Alexander McQueen. O costureiro britânico, que se suicidou em fevereiro de 2010, criou a peça quando ainda era diretor criativo da Givenchy nos anos 1990.

Outra peça inédita é um vestido de seda vermelho intenso de Valentino, incluído em seu último desfile de alta costura antes de se aposentar em 2008, e está ao lado de uma jaqueta estampada por quadros de Marilyn Monroe pintados por Andy Warhol, simbolizando a fusão entre moda e arte.

Valerie disse que suas peças favoritas são as de desenhistas menos famosos como Rick Owens, que "agora são importantes por seu trabalho, mas depois serão importantes na história da moda", embora acredite que o público em geral estará mais interessado em Balenciaga, Chanel e Karl Lagerfeld.

A diretora da mostra, que pode ser visitada até 8 de maio de 2012 no FIT, se sente particularmente orgulhosa por uma jaqueta decorada com asas de morcego de Owens que para ela funde o glamour com a estética grunge. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo