Topo

British Museum adquire coleção completa de gravuras de Picasso

Obra "Pierrot y Harlequina" de 1920 do pintor Pablo Picasso está exposta no museu Frick, em Nova York (9/8/2011) - EFE/© 2010 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS)
Obra "Pierrot y Harlequina" de 1920 do pintor Pablo Picasso está exposta no museu Frick, em Nova York (9/8/2011) Imagem: EFE/© 2010 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS)

29/11/2011 19h11

Londres, 29 nov - O British Museum adquiriu uma coleção completa de 100 gravuras de Pablo Picasso, conhecida como "Suite Vollard" e considerada pelos especialistas como uma das principais obras-primas deste gênero no século 20, informou nesta terça-feira a entidade pública.

Elaboradas entre 1930 e 1937, as gravuras serão expostas no museu londrino a partir do próximo verão. A aquisição das gravuras do pintor espanhol só foi possível graças à doação de um gerente de fundos do centro financeiro de Londres, que repassou US$ 1,5 milhão ao British Museum.

Algumas das gravuras foram produzidas "durante um período crítico na carreira de Picasso", explicou o curador de gravuras e desenhos da galeria, Stephen Copel. Muitas delas mostram a modelo e musa de 17 anos do pintor, conhecida como Marie-Thérèse Walter, que também era sua amante.

O próprio Picasso já descreveu suas gravuras como uma espécie de "diário visual", uma maneira de registrar as ideias que surgiam em sua mente.

Segundo o British Museum, as gravuras "mostram todo o processo criativo de Picasso". Em particular, essa coleção é considerada "uma das melhores" do autor e a única completa do artista em mãos de um museu público no Reino Unido.

O curador Stephen Copel também disse que ficou "impressionado" quando recebeu um e-mail do gerente de fundos Hamish Parker dizendo que a coleção de gravuras estaria nas mãos do museu antes do final do ano.

Parker fez a doação em honra ao seu pai, já falecido, que era um grande admirador do British Museum.

Essa coleção de cem gravuras é conhecida como "Suite Vollard" porque pertenceu ao marchand de arte parisiense Ambroise Vollard, que organizou a primeira exposição do artista espanhol em Paris em 1901.