Topo

Teatro de sombras chinês e ritual de Louven viram patrimônio da humanidade

26/11/2011 13h41

Nusa Dua (Indonésia), 26 nov (EFE).- O teatro de sombras chinês e o ritual de Louven, na Bélgica, ingressaram neste sábado na Lista Representativa de Patrimônio Imaterial da entidade da Unesco.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura está reunida em Bali, na Indonésia, para estudar 38 propostas, de 20 países, candidatas a entrarem na lista.

Nesta sexta-feira, a entidade já havia reconhecido duas instituições brasileiras como boas práticas de proteção do patrimônio mundial: o Museu do Fandango e o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI). Ambos farão parte do Registro de Práticas Idôneas de Salvaguarda da Unesco.

O teatro de sombras chinês reúne manipulação de marionetes, canto, literatura oral e artesanato. Os representantes da candidatura alegaram que a manifestação envolve história cultural, crenças sociais e costumes locais.

A outra tradição registrada pela Unesco são os rituais praticados por homens na cidade belga de Louven. Quando completam 40 anos, eles devem realizar atividades filantrópicas até atingirem 50 anos.

Os representantes belgas destacaram que esta atividade, que já é pratica há mais de um século, não é uma atração turística mas está relacionada com as comunidades locais e promove o diálogo com os visitantes.

Após o ingresso das duas tradições, o grupo reunido em Bali, formado por 24 países, irá analisar as outras candidaturas. Desde 22 de novembro, o comitê de analistas aprovou 11 incorporações à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que precisa proteção urgente. Entre os aprovados, está o rito Yaokwa da tribo dos Enawene Nawe, do Matro Grosso. EFE