Topo

Rio de Janeiro inaugura árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas

26/11/2011 22h10

Rio de Janeiro, 26 nov (EFE).- A maior árvore flutuante de Natal do mundo foi inaugurada esta noite no Rio de Janeiro, em uma festa movimentada que marcou o começo formal da temporada natalina na cidade.

As luzes da árvore, montada sobre uma plataforma na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, foram acesas no meio de um espetáculo pirotécnico e com um fundo musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A árvore flutuante do Rio, reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes como a maior de seu tipo no mundo, é uma enorme estrutura metálica em forma de cone que mede 85 metros de altura, pesa 542 toneladas e é iluminada por 3,3 milhões de lâmpadas que formam figuras natalinas.

Segundo os organizadores, a árvore, que desde 1996 é um dos atrativos do Natal no Rio, é rodeada além disso por 105 quilômetros de mangueiras luminosas que produzem diversos efeitos e feixes de luz, alguns deles projetados para o céu com tanta intensidade que são visíveis de outros lugares da cidade.

Esta noite, junto com a inauguração da árvore foi apresentado pela primeira vez o logotipo dos Jogos Paraolímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro duas semanas depois dos Olímpicos.

Cerca de dez mil pessoas, segundo os organizadores, assistiram ao espetáculo.

A árvore será iluminada todas as noites, a partir deste sábado até o dia 6 de janeiro de 2012, e durante esse período será rebocada para outros dois lugares da Lagoa para que seja vista de diferentes pontos da cidade.