Topo

Noel Gallagher, ex-Oasis, faz show em Madri

26/11/2011 23h48

Alberto Peñalba.

Madri, 26 nov (EFE).- Noel Gallagher, que liderou durante quase 20 anos a banda Oasis junto com seu irmão Liam Gallagher, mostrou esta noite em Madri seu novo projeto solo, Noel Gallagher's High Flying Birds, no qual combinou músicas de seu último álbum com clássicos de sua antiga banda.

Com o cartaz de "Não há entradas" pendurado há várias semanas, o irmão mais velho dos Gallagher iniciou na capital espanhola sua turnê europeia, após ter feito shows em cidades como San Francisco, Los Angeles e Nova York.

Cerca de 2.500 pessoas se aglomeraram na sala La Riviera para receber o responsável por canções como "Champagne Supernova", que, envolvido em gritos de júbilo, apareceu sobre o palco às 21h.

Mensagem ou não para seu irmão, com quem continua mantendo uma tensa relação, o guitarrista decidiu começar seu espetáculo com "(It's Good) To Be Free", um emocionante canto à liberdade que obteve os primeiros aplausos do público.

Um problema com seu violão, que foi rapidamente deixado de lado, abriu caminho para a arrasadora "Mucky Finger", do sexto álbum do Oasis, "Don't Believe The Truth".

Com gesto sério, quase não variando sua posição no palco, o músico de Manchester mostrou em seguida várias de suas novas composições, como "Everybody's On The Run", "Dream On" e "If I Had a Gun", que foram muito aclamadas pelo público.

"The Good Rebel" precedeu "The Death Of You And Me", o primeiro single de um disco que conseguiu ficar no topo da lista de vendas britânica no final de outubro.

Se restava alguma dúvida sobre seu passado, Noel apostou depois em dois dos clássicos que durante anos seu irmão cantou à frente do Oasis: "Wonderwall" e "Supersonic".

Apesar de não ter o carisma inimitável do irmão mais novo, sua interpretação destas músicas conseguiu um magnetismo capaz de fazer muitos dos espectadores esquecer o grupo que arrasou nas paradas na década de 90.

Após apresentar os músicos que o acompanham nesta nova caminhada musical, Noel retornou aos tempos nos quais o britpop era tendência, com "Talk Tonight", resgatada do single "Some Might Say" (1995).

Com o público menos entregue que minutos antes, o polêmico guitarrista começou a encerrar a primeira parte do seu repertório com "Soldier Boys And Jesus Freaks" e "AKA...Broken Arrow".

Mais bem recebidas foram "Half The World Away" e "(Standed On) The Wrong Beach", cujo contagioso ritmo colocou os mais animados para dançar.

Após uma breve saída do palco, os membros da "Noel Gallagher's High Flying Birds" voltaram para encerrar a noite com três composições do Oasis.

Embora "Little By Little" tenha sido energicamente cantada pelo público e "The Importance of Being Idle" tenha feito a festa dos presentes, foi sem dúvida nenhuma o hit "Don't Look Back In Anger" a que colocou a cereja no bolo do espetáculo.

Os fãs espanhóis de Noel Gallagher poderão ver o inglês de novo no dia 4 de março do ano que vem, data escolhida para seu show em Barcelona. EFE