Topo

Morre aos 75 anos Gerald Laing, o artista pop que se inspirou em famosos

Gerard Laing observa sua obra "Look Mickey" na Old Truman Brewery em Londres (13/10/2007) - REUTERS/Luke MacGregor
Gerard Laing observa sua obra 'Look Mickey' na Old Truman Brewery em Londres (13/10/2007) Imagem: REUTERS/Luke MacGregor

23/11/2011 20h33

Londres, 23 nov (EFE).- O inglês Gerald Laing, artista plástico que se inspirou em famosos como Brigitte Bardot, Victoria Beckham e Amy Winehouse, morreu nesta quarta-feira aos 75 anos, segundo informou sua família à agência de notícias local Press Association (PA).

As pinturas e esculturas de Laing, amigo de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, se inseriram no movimento pop art, misturando suas composições cromáticas com o uso de imagens de celebridades.

  • Amy Winehouse em obra de Gerald Laing

Apesar do caráter popular de seu trabalho, o artista demonstrou seu lado mais crítico com uma série de obras dedicadas à invasão do Iraque, usando as fotos que percorreram o mundo de soldados americanos torturando presos iraquianos.

Os parentes de Laing disseram que o artista morreu em função de uma doença, mas não deram mais detalhes.

Sua obra pode ser vista em coleções exibidas na National Gallery, na galeria Tate e no Museu de Victoria & Albert em Londres, assim como no Museu de Arte Moderna e no Whitney Museum of American Art, em Nova York.

A ex-modelo americana Jerry Hall e a top model inglesa Kate Moss também são proprietárias de obras de Laing. EFE