Topo

Equipe do filme cubano "Habanastation" promove campanha para chegar ao Oscar

Agencia EFE

18/11/2011 00h59

Havana, 17 nov (EFE).- A equipe do filme "Habanastation", a aposta de Cuba para o Oscar, empreendeu uma campanha para promover a produção antes das indicações da Academia de Hollywood.

O diretor de "Habanastation", Ian Padrón, disse nesta quinta-feira à Agência Efe que viajará aos Estados Unidos na próxima semana para organizar exibições e reuniões com distribuidores como parte da corrida para a 84ª edição do Oscar, que acontecerá em fevereiro de 2012.

Padrón antecipou que espera realizar projeções especiais de sua estreia em Los Angeles nos dias 2 e 3 de dezembro antes da divulgação nesse mesmo mês das pré-indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Como iniciativa para cobrir essas e outras despesas de promoção, Padrón e sua equipe organizaram para este sábado um exclusivo "jantar-show" em Havana para arrecadar fundos.

"Será um encontro da cultura, do turismo e da gastronomia cubanos para arrecadar fundos econômicos que permitam promover adequadamente este filme", destaca o convite distribuído na ilha.

A programação inclui a apresentação de conhecidos músicos da ilha, como o duo "Buena Fe", que participou da trilha sonora do filme, e um encontro com seus atores.

O longa-metragem, indicado pelo Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica para tentar representar o país no Oscar, narra a história de duas crianças cubanas de meios sociais e econômicos diferentes que por acidente passam um dia juntos e confrontam suas realidades.

Em julho, o filme ganhou os prêmios de Público e de Melhor Filme de Ficção no Festival de Traverse City, fundado pelo cineasta Michael Moore.

O único filme cubano que conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeira foi "Morango e Chocolate", de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. EFE