Topo

Meryl Streep e Joel Coen viajam à China para divulgar cultura americana

Agencia EFE

16/11/2011 10h07

Pequim, 16 nov (EFE).- A atriz Meryl Streep, o diretor Joel Coen, a escritora Amy Tan e o músico Yo-Yo Ma, entre outras personalidades da cultura americana, iniciaram nesta quarta-feira em Pequim o primeiro Diálogo Cultural China-Estados Unidos, uma iniciativa que pretende compensar os atritos políticos e econômicos entre os dois países.

O escritor Michael Pollan, o pintor Eric Fischl e o dançarino e diretor Damian Woetzel também fazem parte da delegação de estrelas norte-americanas para o diálogo. No evento, acontecerá ainda a estreia mundial do filme "A dama de ferro", no qual Meryl encarna a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

Os intelectuais americanos farão conferências, espetáculos e outros eventos com o objetivo de "avançar no entendimento cultural entre os EUA e a China", segundo os organizadores.

Embora o diálogo seja uma iniciativa privada, organizada pelas fundações americanas Asia Society e Aspen Institute, atende ao desejo dos dois Governos de aumentar os intercâmbios entre os países fora dos tradicionais campos político e econômico, atende ao desejo manifestado no ano passado em uma reunião da secretária de Estado, Hillary Clinton, com a conselheira de Estado da China, Liu Yandong.

Em 2012, um diálogo recíproco de personalidades da cultura chinesa ocorrerá nos Estados Unidos, para prosseguir com a troca de ideias entre as duas maiores economias do mundo. EFE