Topo

Festival de Cinema de Havana homenageia Gabriel García Márquez

Agencia EFE

14/11/2011 21h01

Havana, 14 nov (EFE).- A 33ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana, que será realizado em dezembro, contará com uma mostra dedicada ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, informaram nesta segunda-feira os organizadores do evento.

No festival, serão exibidos mais de 40 longa-metragens de dez países diferentes. Seis filmes inspirados nas obras de García Márquez farão parte da retrospectiva em homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura de 1982, reconhecido como um grande incentivador do cinema latino-americano e um dos fundadores da Escola Internacional de Cinema e Televisão com sede em Cuba, que completará 25 anos em dezembro.

O filme brasileiro "A Má Hora" (2004), de Ruy Guerra, aparece na seleção ao lado da adaptação do conto "A Viúva Montiel" (1979), realizada pelo chileno Miguel Littin e protagonizada por Geraldine Chaplin, Nelson Villagra e Katy Jurado.

Além disso, o Brasil aparece concorrendo pelo prêmio "Coral" de longa-metragens de ficção com o filme "Tropa de Elite II". Concorrem com Capitão Nascimento "El Gato Desaparece", da Argentina, e o filme cubano de terror, "Juan de los Muertos".

Na categoria "estreia", o festival apresentará 21 filmes de países como Colômbia, Equador, Guatemala, Porto Rico e Venezuela. Fora da mostra competitiva, cerca de 30 documentários foram inscritos, provenientes de 12 países - a maioria do México e do Brasil. EFE