Topo

"Abrir Portas e Janelas" é o grande vencedor do Festival de Mar del Plata

Agencia EFE

13/11/2011 14h02

Mar del Plata (Argentina), 13 nov (EFE).- O filme argentino "Abrir Portas e Janelas", de Milagros Mumenthaler, ganhou o prêmio máximo da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, que termina neste domingo.

Além de ganhar o prêmio Astor de Ouro, batizado assim em homenagem ao músico Astor Piazzolla, Milagros também foi reconhecida como a melhor diretora do Festival. "Abrir Portas e Janelas" narra a história de três jovens irmãs que ficam sozinhas em uma casa cheia de memórias, depois da morte da avó.

O Brasil foi representado por "Girimunho", de Helvecio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que concorreu ao prêmio de melhor longa-metragem latino-americano, vencido pelo peruano "Las Malas Intenciones", de Rosario García-Montero.

Esta edição do festival, único com categoria A na América Latina, se caracterizou por um orçamento reduzido, que gerou problemas de organização e ausência de grandes estrelas, em parte compensados por uma boa programação, integrada por 193 títulos (entre longas e curtas) procedentes de 32 países, com presença majoritária de produções latino-americanas e americanas.

A presença do ator americano Willem Dafoe foi um dos destaques do evento, onde apresentou "A Woman", filme dirigido por sua esposa, a italiana Giada Colagrande, e que será um dos filmes exibidos neste domingo. Outros que brilharam no evento foram o ator e cineasta inglês Alex Cox e o americano Joe Dante, criador de "Gremlins". EFE