Topo

"Autoritratto" de Leonardo da Vinci é exposto pela 1ª vez ao público

Agencia EFE

11/11/2011 15h13

Roma, 11 nov (EFE).- "Autoritratto" de Leonardo da Vinci será exposto pela primeira vez ao público no dia 17 de novembro no Palácio Real de Turim, como "ponto máximo das celebrações dos 150 anos da Unidade da Itália", informou nesta sexta-feira à Agência Efe o professor Andrea Scaringella.

A obra será a peça fundamental da mostra "Leonardo: Il genio, il mito", na qual serão exibidos 18 desenhos do mestre toscano ao lado de trabalhos atribuídos aos discípulos dele e artistas contemporâneos. O objetivo é tentar demonstrar a influência que Leonardo exerceu sobre sua arte.

Scaringella classificou a exposição de "importantíssima" porque será a primeira vez que o "Autoritratto" de Leonardo, do ano de 1515, vai deixar a Biblioteca Real de Turim, onde permanece conservado, para ser exposto publicamente "em uma grande mostra".

O professor revelou que a montagem da exposição está a cargo do prêmio Oscar e diretor artístico Dante Ferretti, quem construiu máquinas imaginadas pelo humanista italiano e que servirão de espaço para abrigar as obras da mostra.

A fragilidade do "Autoritratto" obrigou a colocá-lo em uma vitrine especial e trasladá-lo sob rígidas medidas de segurança ao Palácio Real de Turim, detalhou o jornal italiano "La Stampa".

"A obra tem um seguro de 50 milhões de euros, já recebemos 20 mil reservas de pessoas interessadas em visitá-la", comentou o professor.

Ao fim da mostra, que concluirá em 29 de janeiro, o retrato será levado para Roma para "ser estudado a fundo e tentar entender seus segredos". EFE