Topo

Peças pré-hispânicas mexicanas que seriam leiloadas em Nova York são falsas

Agencia EFE

10/11/2011 01h16

Cidade do México, 10 nov (EFE).- A metade do lote de peças mexicanas pré-hispânicas que seriam leiloadas esta semana a casa Bonhams em Nova York são falsas, informou nesta segunda-feira o instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

A falsidade das peças foi corroborada por especialistas do INAH, que realizaram "uma análise detalhada e profunda" das peças na galeria, onde estão expostas desde sábado.

Os especialistas do INAH apontaram que cinco dos objetos anunciados pela casa de leilões como de primeiro nível fazem parte dos 50% de peças apócrifas, produzidas recentemente.

"Dois deles, aparentemente elaborados em pedra vulcânica avermelhada, mostram fraturas em que é visível a manufatura moderna, em uma espécie de conglomerado acinzentado recoberto de uma pasta que simula a textura e a cor pétrea", informou a instituição em comunicado.

Em 11 de outubro o INAH apresentou denúncia criminal à procuradoria geral da República e solicitou à Secretaria de Relações Exteriores a implementação de medidas legais e diplomáticas procedentes para a recuperação das peças.

O México lembrou que o leilão de bens arqueológicos em Nova York viola a Lei Federal sobre Monumentos e Zonas Arqueológicas, Artísticas e Históricas e o Tratado de Cooperação entre México e Estados Unidos para a Recuperação e Devolução de Bens Arqueológicos, Históricos e Culturais Roubados.

A Secretaria de Relações Exteriores, através do consulado mexicano em Nova York, exigiu à casa Bonhams não participasse da comercialização de bens arqueológicos mexicanos e que os retirasse do leilão.EFE

sp/cd

(foto)