Topo

Esboço de "Santas Justa y Rufina", de Goya, será leiloado na Espanha

Agencia EFE

09/11/2011 15h32

Bilbao (Espanha), 9 nov (EFE).- Um esboço do quadro "Santas Justa y Rufina", assinado pelo pintor Francisco de Goya e que decora o altar da Sacristia dos Cálices da Catedral de Sevilha, será leiloado em Bilbao na próxima quarta-feira, dia 16, por um preço inicial de 275 mil euros.

Trata-se de um óleo sobre tela pintado em 1817, que evidencia as características de um Goya "potente, obscuro e hermético", explicou à Agência Efe o diretor da empresa responsável pela venda, a Subastas Bilbao XXI, Germán Jubera.

Justamente por essas características, a tela encomendada ao pintor espanhol foi rejeitada pelas autoridades de Sevilha, que preferiam um quadro "mais claro e acadêmico".

O esboço à venda é um dos dois preparatórios para a obra final que está documentado. O outro se encontra no Museu do Prado.

Na tela, o pintor retrata as duas santas padroeiras dos oleiros (artesãos de cerâmica), sob fortes efeitos de claro-escuro em um ambiente predominantemente noturno, que conta com mais pinceladas negras ao fundo.

Até 1971, a obra se manteve no hospital do Pozo Santo de Sevilha, mas acabou sendo vendida e passou para mãos de colecionadores. EFE