Topo

Eddie Murphy não será mais mestre de cerimônias do Oscar

Agencia EFE

09/11/2011 18h25

Los Angeles (EUA.), 9 nov (EFE).- Após o cineasta Brett Ratner ter deixado o cargo de codiretor da cerimônia do Oscar, a ator Eddie Murphy anunciou nesta quinta-feira que não será mais o mestre de cerimônias do evento, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Ratner ("X-Man, o confronto final") pediu demissão após polêmica causada por um comentário considerado homofóbico. Durante uma sessão de perguntas e respostas na exibição de sua nova comédia, "Tower heist", na semana passada, Ratner foi questionado sobre ensaios antes da gravação do filme e respondeu: "ensaiar é para bichas".

O ator Eddier Murphy, em solidariedade, decidiu abandonar o cargo que desempenharia na cerimônia. "Realmente queria fazer parte do evento. Mas tenho certeza que a nova equipe de produção e apresentador farão um trabalho igualmente genial", disse o artista num comunicado.

O presidente da Academia, Tom Sherak, aceitou o pedido de Murphy e se mostrou compreensivo. A 84ª Oscar será celebrado em 26 de fevereiro de 2012.

Além do comentário sobre os ensaios, esta semana Ratner falou num programa de rádio sobre masturbação, pelos pubianos, o tamanho de seus testículos e até mesmo sobre um encontro sexual com a atriz Lindsay Lohan, o que aumentou ainda mais a pressão sobre o diretor.

No comunicado que anunciou a demissão de Ratner, o presidente da academia disse que ele fez o correto e que as palavras têm significados e consequencias. "Brett é uma boa pessoa, mas seus comentários foram inaceitáveis", afirmou Sherak.

Em carta aberta, o cineasta de desculpou publicamente. "Deveria saber disso antes, mas pelo menos sei agora: as palavras importam. Ter amor no coração não conta se as palavras que saem de sua boca são feias e intolerantes", lamentou o diretor. EFE