Topo

Villa-Lobos Trio: de Viena ao prêmio Grammy latino em Las Vegas

Agencia EFE

08/11/2011 19h53

Jordi Kuhs.

Viena, 8 nov (EFE).- O Grammy latino costuma ser, como indica seu nome, uma premiação da música latina, porém, o grupo austríaco Villa-Lobos Trio se destaca entre os indicados da edição deste ano, que será realizada nesta quinta-feira em Las Vegas (EUA).

Composto pela pianista brasileira Rosângela Antunes, o violinista austríaco Florian Wilscher e a violoncelista alemã Katrin Schickedanz, o trio concorre ao melhor disco de música clássica, motivo de surpresa e alegria para os integrantes, que souberam da indicação por acaso na internet, explicou a pianista paulista.

A indicação ao Grammy foi alcançada logo no primeiro disco do grupo, que resgata músicas do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e dos argentinos Astor Piazzolla (1921-1992) e Lúcio Bruno-Videla.

"É o reconhecimento de um trabalho muito longo, dedicado à música clássica brasileira e sul-americana em geral", destacou Rosângela Antunes em entrevista à Agência Efe.

"A viagem até Las Vegas já é um verdadeiro sonho para nós", reconheceu a pianista, que chegou a Viena há 26 anos para estudar piano e nunca deixou de tocar música brasileira, segundo ela "para superar a saudade".

Formado em 2005, o trio decidiu se concentrar em compositores sul-americanos, em particular em Piazzolla e Villa-Lobos, para fazer "algo diferente" na cidade onde predominam os trios de câmara. Segundo a pianista, trata-se "dos dois grandes compositores do continente sul-americano e dos mais conhecidos na Europa".

De Villa-Lobos, a pianista brasileira destaca o fato de que o compositor carioca consegue descrever a flora e fauna brasileira em suas músicas, algo que o trio deseja compartilhar com o público europeu.

"E, com a nomeação ao Grammy, esperamos ter mais oportunidades, abrir novas portas e receber mais convites para concertos, especialmente em Viena, a chamada 'cidade da música', que é muito conversadora e tradicional", declarou Rosângela.

Motivado pela nomeação ao Grammy, o trio já trabalha em um novo disco, que também vai abordar músicas de compositores brasileiros, como Ernesto de Nazareth (1863-1934), Zequinha de Abreu (1880-1935), além do argentino Angel Lasala (1914-2000), cuja música "é mais rítmica e alegre".

Dividido em 46 categorias, o Grammy Latino será realizado na próxima quinta-feira, no Mandalay Bay, em Las Vegas. EFE