Entretenimento

Estátua evoca operário comunista que tentou matar Hitler em Berlim

Agencia EFE

08/11/2011 15h57

Berlim, 8 nov (EFE).- O dramaturgo alemão Rolf Hochhuth inaugurou nesta terça-feira, em Berlim, uma estátua de 17 metros de altura em homenagem a Georg Elser, o carpinteiro comunista que em 1939 tentou assassinar Adolf Hitler com uma bomba de fabricação caseira em uma cervejaria de Munique, no sul da Alemanha.

O monumento, que reproduz em aço o rosto do autor do fracassado atentado, está localizado em Wilhelmstrasse, uma importante rua do centro da capital alemã.

A homenagem a Elser, que teve um orçamento de 200 mil euros, foi uma iniciativa do próprio Hochhuth depois que as autoridades de Berlim desprezaram o projeto por seu alto custo.

Em 8 de novembro de 1939, Elser colocou uma bomba de fabricação caseira na Bürgerbräukeller de Munique, uma cervejaria onde se reuniam personalidades do regime nazista como Joseph Goebbels, além do próprio Hitler.

O atentado não foi bem-sucedido porque Hitler foi embora antes do previsto. A bomba explodiu dois minutos após a ida do Führer e deixou oito mortos, sete deles membros do Partido Nacional-Socialista.

Elser foi detido perto da fronteira suíça e passou cinco anos no campo de concentração de Dachau, onde foi executado em 9 de abril de 1945, 21 dias antes de Adolf Hitler se suicidar.

A ação do carpinteiro comunista foi ofuscada por outro atentado fracassado contra Hitler, o de um grupo de oficiais nazistas em torno de Claus Schenk zu Stauffenberg.

Esta conspiração militar, conhecida como "Operação Valquíria" e realizada em 20 de julho de 1944, ficou marcada na história como o símbolo da resistência contra Hitler, deixando a ação solitária de Elser em segundo plano. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo