Topo

Renomadas instituições culturais abrirão fórum em Santiago de Compostela

Agencia EFE

07/11/2011 18h00

Santiago de Compostela, 7 nov (EFE).- Diretores de algumas das mais prestigiadas instituições culturais mundiais, como o MoMA (de Nova York), o Barbican (de Londres), e o Calouste Gulbenkian (de Lisboa), participam nesta terça-feira de um encontro na Cidade da Cultura, localizada em Santiago de Compostela.

Alberto Núñez Feijóo, presidente da Galícia, acompanhado do ministro da Cultura, Roberto Varela, irão inaugurar o 1º Fórum Internacional de Espaços para a Cultura (Fiec), como foi nomeado o encontro, que será realizado até quinta-feira. A ideia é buscar novos desafios para o futuro destas instituições.

Entre os convidados também figuram os diretores do Smithsonian de Washington, do Masp, de São Paulo, e da cadeia pública de televisão americana "Art21 PBS", assim como do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Astúrias, e do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

A conferência inaugural era para estar a cargo do diretor da Biblioteca de Alexandria, Ismail Serageldin, sob o tema "A revolução do conhecimento". No entanto, fontes do Ministério de Cultura local indicaram à Agência Efe que Sarageldin não poderá estar presente devido às "revoltas" que estão sendo registradas na cidade egípcia.

Durante os próximos três dias, a Fiec analisará "o papel dos centros culturais como atrativo turístico e dinamizadores econômicos, além da diversificação nas formas de programação, a qualificação das equipes e a busca de novos modelos de financiamento diante de orçamentos públicos cada vez mais reduzidos".

A reunião de especialistas será realizada no complexo da Cidade da Cultura, um conjunto arquitetônico desenhado pelo americano Peter Eisenman e construído nos arredores de Santiago de Compostela. O complexo inclui seis edifícios, três já inaugurados, um sendo finalizado e outros dois com obras paralisadas. EFE