Rainha Sofía inaugura exposição "O Hermitage no Prado"
Em um ato que também contaria com a participação do rei Juan Carlos, que suspendeu suas atividades oficiais por recomendações médicas, a rainha Sofía foi acompanhada pela ministra de Cultura, Ángeles González-Sinde; pelo embaixador da Rússia, Alexander Kuznetsov, e pela presidente da Comunidade de Madri, Esperanza Aguirre.
Atenta às explicações do diretor-adjunto do Hermitage de São Petersburgo, Georgy Vilinbakhov, a rainha observou calmamente as vitrines que exibem algumas das principais peças da Coleção Siberiana de Pedro I, formada por artigos de ouro do final do século V a.C.
Ao lado de Francisco González, presidente da Fundação BBVA, e Charo Otegui, presidente de Ação Cultural Espanhola, instituições que patrocinam a exposição, a rainha Sofía observou a coleção de ourivesaria grega do Hermitage acompanhada pelo presidente do Patronato do Museu do Prado, Placido Arango, e o ministro russo de Cultura, Alexander Avdéyev.
Gabriele Finaldi, diretora-adjunta do Museu do Prado e curadora da exposição - ao lado de Sviatovslav Savvateev, do Hermitage -, explicou detalhadamente à rainha algumas das pinturas mais importantes de um dos maiores e mais espetaculares museus do mundo.
Após contemplar as pinturas de Lorenzo Lotto e Diogo Velázquez, a rainha posou diante de uma das obras mais atrativas da exposição: "O Tocador de Alaúde", a única pintura de Caravaggio que permanece na Rússia.
Gabriele Finaldi também explicou à rainha detalhes da escultura "Magdalena Penitente", de Antonio Canova, além das obras dos grandes pintores do século XX.
Picasso e Matisse estão entre os destaques dessa seleção de pintores impressionistas do Hermitage, que possui obras de Renoir, Claude Monet, Paul Gauguin e Paul Cézanne.
Para finalizar o percurso, a rainha Sofía também posou diante da "Composição VI", de Kandinsky, que está exposta ao lado do "Quadrado Negro", de Kazimir Malevich.
Organizada no marco do Ano Espanha-Rússia 2011, a exposição poderá ser visitada todos os dias da semana no Museu do Prado até 25 de março de 2012. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.