Topo

Jornais italianos afirmam que Berlusconi pedirá demissão do cargo

Agencia EFE

07/11/2011 11h24

Roma, 7 nov (EFE).- O diretor do jornal italiano "Il Foglio", Giuliano Ferrara, e o subdiretor de "Libero", Franco Bechis, afirmaram que o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, está preparando sua demissão.

Para Ferrara, a demissão de Berlusconi acontecerá ainda nesta segunda-feira, e em "questão de horas". Já Belchis divulgou uma mensagem na página do jornal no Twitter na qual afirma que tinha notícias sobre a demissão de Berlusconi na terça-feira.

"O Povo da Liberdade (PDL) tinha pedido que renunciasse hoje, mas ele disse que melhor amanhã porque tinha encontros privados em Milão", acrescenta Bechis.

De acordou com o subdiretor do "Libero", Berlusconi tentará nestas últimas horas convencer alguns dos deputados que ficaram contra ele, para poder apresentar uma grande maioria na votação das contas do Estado de 2010 nesta terça-feira.

Já que a oposição anunciou a possibilidade de se abster, o primeiro-ministro poderia decidir após a votação apresentar sua demissão ao presidente, Giorgio Napolitano, acrescenta Bechis. De acordo com ele, Berlusconi vai sugerir ser substituído por Gianni Letta, seu braço direito.

A situação do Governo ficou explícita depois que Gabriella Carlucci, uma das deputadas consideras mais fiéis a Berlusconi, anunciou sua saída do PDL. Somados a ela, 20 deputados não fariam parte do Governo em uma próxima votação na Câmara dos deputados, deixando o Executivo em minoria.

Na terça-feira, será votado novamente o texto com as contas do Estado de 2010, que foi desaprovado no início de outubro e obrigou Berlusconi a submeter seu governo a uma questão de confiança na Câmara, para comprovar se ainda mantinha a maioria. A questão foi superada por pouco.

Os rumores de uma possível demissão fizeram a Bolsa de Milão mudar de rumo, e no meio da manhã seu índice seletivo, o FTSE MIB, somava 2,43%, e o geral, FTSE Itália All-Share, subia 1,99%. EFE