Topo

Morre aos 92 anos Andy Rooney, célebre comentarista da "CBS"

EFE

05/11/2011 12h07

Washington, 5 nov (EFE).- Andy Rooney, o célebre comentarista da emissora televisiva "CBS", morreu nesta sexta-feira à noite aos 92 anos, um mês após sua última aparição na mídia, informa a empresa neste sábado.

Ícone do popular programa de análise política "60 Minutes", Rooney morreu em um hospital de Nova York em consequência de "graves complicações" após se submeter a uma "pequena cirurgia" no mês passado, destacou a "CBS" em um extenso elogio a sua obra e figura.

O comentarista começou sua carreira jornalística durante a Segunda Guerra Mundial e entrou na "CBS" em 1949 como redator de um programa de entretenimento.

A "CBS" afirmou que, posteriormente, Rooney começou a colaborar com o "60 Minutes" em 1978, com programas sobre temas diversos, desde a existência de Deus até assuntos da atualidade americana, como desemprego e a invasão dos Estados Unidos no Iraque em março de 2003.

"As palavras não podem expressar adequadamente a contribuição de Andy ao mundo do jornalismo e o impacto que teve, como colega e amigo, em todos na 'CBS'", disse a presidente e principal executiva da corporação, Leslie Moonves, que qualificou Rooney como um "membro da família 'CBS' e da família mundial".

Já o presidente da divisão de notícias da "CBS" e produtor executivo do "60 Minutes", Jeff Fager, disse que este é um dia triste para a empresa e que "é difícil imaginar não ter Andy". "Ele amava sua vida e a viveu à sua maneira. Nos fará muita falta".

Vencedor de quatro prêmios Emmy, passou 60 anos na emissora, 30 deles atrás das câmeras como redator e produtor. Sua esposa, Marguerite, com quem foi casado por 62 anos, morreu de ataque cardíaco em 2004. Rooney deixa quatro filhos.