Topo

Novo filme de Gus Van Sant inaugura festival de cinema do Estoril

Agencia EFE

04/11/2011 18h55

Lisboa, 4 nov (EFE).- O novo filme de Gus Van Sant, "Restless", inaugurou a quinta edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que acontece pela primeira vez nas cidades de Lisboa e Estoril.

O drama narra a trajetória de uma jovem que sofre de câncer terminal e de um jovem que desistiu do prazer de viver após perder seus pais num acidente de carro. O filme estreou em maio no Festival de Cannes.

O festival do Estoril, que vai até o dia 14 de novembro, recebeu novo nome esse ano, quando Lisboa passou a fazer parte do evento. Ao todo, 11 filmes europeus estão disputando o prêmio principal e 20 serão exibidos fora da competição.

Entre as principais produções, estão "Carnage", de Roman Polanski, "Melancolia", de Lars Von Trier, e a "A pele que habito", de Pedro Almodóvar.

Além disso, o festival dedicará sessões especiais ao diretor espanhol Iñaki Lacuesta, ao mexicano Arturo Ripstein e ao chileno Raul Ruiz, que morreu recentemente.

Entre as participações de destaque no evento estão a dos atores americano Paul Giamatti ("Nos idos de março", de George Clooney), do diretor canadense David Cronenberg e da atriz canadense Sarah Gadon ("A casa dos sonhos").

Durante o festival, será exibida uma entrevista com o diretor francês Jean-Luc Godard, que aos 80 anos fala sobre o cinema atual. Além disso, o evento contará com concertos e exposições artísticas. EFE

atc/dk