Topo

"Xingu" abre Amazonas Film Festival em Manaus

Agencia EFE

03/11/2011 20h17

Manaus, 3 nov (EFE).- O filme "Xingu", dirigido por Cao Hamburger, abre na noite desta quinta-feira a oitava edição do Amazonas Film Festival, evento no qual serão exibidas 33 produções de dez países.

O festival começa no imponente Teatro Amazonas da cidade de Manaus com a estreia mundial do último trabalho de Hamburger, que conquistou a crítica internacional por sua visão do exílio através do olhar de uma criança em "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias".

O filme, que chegará às salas comerciais em abril de 2012, narra a expedição dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva do Parque do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo Governo Gederal, em 1961.

A fita foi produzida por Fernando Meirelles, diretor de "Cidade de Deus" e presidente de honra do júri do festival, que será homenageado na cerimônia de abertura.

A mostra competitiva do festival, integrada por 25 curtas e oito longas-metragens de dez países, aposta suas fichas no iraniano "A Separação", que arrasou no último Festival de Berlim ao conquistar o Urso de Ouro, principal prêmio do evento.

O filme se centra no conflito ético e judicial provocado após a separação de um casal e o atendimento a um avô com alzheimer.

Três brasileiros também estão na disputa: "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca, "O Carteiro", de Reginaldo Faria e "Os Últimos Cangaceiros", de Wolney Oliveira.

Uma das novidades da atual edição é a realização do seminário de capacitação audiovisual Films Crossing Borders, organizado pela Fundación Autor, o Instituto Buñuel e a Sociedade Geral de Autores da Espanha (Sgae) e realizado pela primeira vez na América do Sul.

O festival Amazonas Film Festival, que no ano passado premiou o americano "Inverno na Alma" de Debra Granik, terminará no próximo dia 9. EFE