Topo

Guadalajara bate recorde do maior grafite do mundo

31/10/2011 09h02

Guadalajara (México), 30 out (EFE).- Mais de 750 pessoas participaram nesta segunda-feira do recorde do maior grafite do mundo, com mais de dois quilômetros de tela, inspirado nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011, que terminam neste domingo.

A tela de 1,5 metro de altura foi criada sob o tema "O esporte e a paz", com a finalidade de fomentar a criatividade dos artistas de rua e vinculá-los aos valores pan-americanos, detalhou à Agência Efe um dos organizadores, Valente Solís.

"Precisamos de paz, nossos jovens estão gritando por essa necessidade e o esporte é uma boa maneira de alcançá-la, ainda mais agora que temos os pan-americanos em casa", declarou o organizador.

Este projeto foi também uma maneira de oferecer aos jovens um espaço onde possam se expressar com toda liberdade, pois em Guadalajara é ilegal pintar muros públicos com este tipo de imagens, afirmou Solís.

O grupo é integrado por associações civis que contaram com o apoio do Ministério da Cultura do estado de Jalisco que convocou os "grafiteiros" de Guadalajara e de outras entidades do México para fazer parte desta segunda tentativa de bater o recorde.

Ao ritmo de hip-hop e rap e em meio a aromas de solventes e tintas, os artistas de rua pintaram 500 imagens diferentes inspiradas no atletismo, na natação e no boxe.

"Fazer da paz nosso esporte mais praticado" é o lema que emoldura o grafite onde três figuras abstratas de mulheres velocistas tentam vencer uma corrida.

Outra imagem lembra o jogo de bola praticado pelos índios astecas; outra mostra "um gol de bicicleta" do jogador Hugo Sánchez no Copa do Mundo no México em 1986, e depois os jogadores contemporâneos acompanhados por "Gavo", um dos mascotes dos Jogos Pan-americanos de 2011.

Em o "Grito de liberdade" um artista retrata um nadador saindo da água para respirar e ao seu lado quatro maratonistas deixam uma esteira de símbolos indígenas coloridos.

Para compor o mural, mais de 3mil latas de spray foram utilizadas.

Até esta segunda-feira o recorde era do Brasil, com uma tela de 1.463 metros. O mural será exibido em parques e praças públicas de toda a cidade durante os próximos meses.