Entretenimento

"Achtung Baby", disco mais ousado do U2, comemora 20 anos

31/10/2011 18h31

Carlos Gosch.

Madri, 31 out (EFE).- Os irlandeses do U2 comemoram o 20º aniversário de seu álbum mais revolucionário, o "Achtung Baby", com uma edição remasterizada em diversos formatos que foi lançada nesta segunda-feira, em meio a incerteza deixada entre os fãs pelas recentes declarações de Bono sobre o futuro da banda.

Em 1990, a queda do Muro de Berlim ainda era muito recente e o U2 estava em sua melhor fase com "The Joshua Tree" (1987). Contudo, o que a banda queria naquele momento era imprimir uma mudança radical em seu som e para isso escolheram a cidade símbolo do início e do fim da Guerra Fria.

Como eles mesmos disseram mais tarde, "Achtung Baby" era o som de quatro homens decepando "A Árvore de Josué". O processo de criação desse disco demolidor foi reconstruído em "From the Sky Down", um documentário dirigido por Davis Guggenheim para o qual Bono, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton retornaram aos estúdios Hansa de Berlim, onde o disco foi gravado.

O documentário, que inaugurou a última edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, está incluído em uma das versões de luxo da nova edição do álbum de 1990.

Depois de 20 anos e de um processo de remasterização dirigido pessoalmente por The Edge, "Achtung Baby" mantém toda a energia que fascinou o público e a crítica desde o primeiro momento.

Apesar de o disco ter representado uma jogada arriscada, que transformou os espaços abertos do sucesso anterior em sons urbanos e industriais, o público não rejeitou a ousadia e Bono e seus parceiros saíram reforçados.

Em parte, porque no meio desse redemoinho apareceu "One", a faixa favoritas dos fãs que se tornou desde então em uma espécie de hino da banda. Todas as outras 12 canções do álbum tiveram grande influência na música da época e a produção de Brian Eno e Daniel Lanois se trasnformou em um modelo a ser seguido.

A nova versão de "Achtung Baby" também inclui um CD adicional com 14 bônus, dentre os quais se pode encontrar regravações de "Satellite of Love" de Lou Reed e "Paint It Black" dos Rolling Stones.

Mais uma vez, o U2 parece ter chegado à outra encruzilhada. Seu novo álbum, anunciado para este ano, será adiado para 2012, ano no qual, segundo Bono, a banda poderia pôr um ponto final nos mais de 35 anos de carreira.

Todos os quatro já chegaram aos 50 - Larry Mullen comemorou aniversário nesta segunda-feira - mesmo assim é provável que o rock não se permita perder um de seus ícones mundiais. E o mundo dos negócios também não: a última turnê do U2 foi a mais rentável da história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo