Topo

Parte do muro romano desmorona em Pompeia

22/10/2011 09h26

Roma, 22 out (EFE).- Uma parte do muro romano de uma área arqueológica de Pompéia, na Itália, desmoronou provavelmente devido a problemas com infiltração de água.

A queda da murada ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira nas imediações da chamada Porta Nolana, ao norte de Pompeia, na muralha do sítio arqueológico da cidade.

A parte do muro que caiu mede três metros de largura, por um metro e meio de altura. O local foi fechado ao público por segurança e para permitir uma avaliação dos danos e da reparação da mesma.

Em novembro de 2010, a Casa dos Gladiadores desmoronou totalmente, pouco depois de danos no pátio da Casa do Moralista e no início de dezembro caíram mais dois muros devidos ao excesso de chuvas na região naquele período.

A cidade de Pompeia, a 235 quilômetros ao sul de Roma, tradicional destino de férias, foi destruída no ano 79 d.C por uma forte erupção do vulcão Vesúvio, que também arrasou as localidades de Stabia e Ercolano, importantes sítios arqueológicos.

Durante séculos Pompeia permaneceu sepultada. Mas por ordem do rei Carlos de Borbón, o Carlos III da Espanha, as escavações foram iniciadas, processo que continua até os dias de hoje.

Metade da cidade, que chegou a abrigar uma população de 20 mil pessoas, segue ainda encoberta, afirmam os especialistas.