Topo

Música de Liszt inunda Hungria no 200º aniversário de seu nascimento

22/10/2011 12h13

Budapeste, 22 out (EFE).- Tudo lembra neste sábado na Hungria o compositor Ferenc (Franz) Liszt nas comemorações do segundo centenário de seu nascimento, em um dia em que suas melodias soarão em basílicas, salas, shoppings, teatros e até estádio de futebol.

Nas celebrações do "Dia Mundial de Liszt" participarão inúmeras cidades do mundo, em uma iniciativa com destaque para a representação do oratório "Christu" em palcos de Paris, Praga e Seul, entre outras capitais.

"O aniversário de 22 de outubro é o mais importante de todos os eventos deste mês", explicou à Agência Efe Monika Balatoni, diretora criativa de Hungarofest, que organiza o programa do Ano Liszt.

A série de concertos deve começar pouco antes do meio-dia na cidade húngara de Eger e em Seul. Sua música será ouvida neste sábado na Igreja dos Inválidos de Paris, com o maestro Zoltán Peskó à frente da Orquestra Sinfônica da Rádio Húngara.

Na Stadthalle de Bayreuth, onde morreu Liszt, Ádám Fischer dirigirá esta noite a Orquestra da Universidade Ferenc Liszt.

Além dos concertos oficiais, a intenção dos organizadores era aproximar Liszt das pessoas e criaram uma série de recitais em espaços menos convencionais.

Shopping, intervalos de teatros e até em campos de futebol terão apresentações com o repertório do artista, incluindo conhecidas Rapsódias Húngaras e Les Préludes.

O Governo húngaro aderiu às homenagens e mudou em março o novo do aeroporto de Budapeste para Ferenc Liszt.