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Colômbia promove Cartagena como destino turístico em telenovela brasileira

21/10/2011 22h59

São Paulo, 21 out (EFE).- O Governo da Colômbia promove Cartagena como destino turístico através da telenovela "Aquele Beijo", cujos primeiros capítulos foram gravuras nessa cidade caribenha, informou nesta sexta-feira o representante comercial desse país no Brasil.

"Cartagena é famosa como destino para as luas-de-mel e os grandes casamentos e a Rede Globo a escolheu por ser uma cidade romântica ideal para a telenovela", assinalou à Agência Efe Carlos Rodríguez, diretor no Brasil da Proexport, o escritório de promoção comercial e turística da Colômbia no exterior.

A novela tinha previsto gravar seus primeiros capítulos nas praias do Chile ou Argentina, mas segundo Rodríguez, a Colômbia ofereceu ao canal "um apoio conjunto de ações logísticas e operacionais, recomendações e acompanhamento nas gravações".

A telenovela, que estreou na segunda-feira, teve vários capítulos gravados em julho passado em Cartagena, "uma cidade que se transformou em um desejo de consumo do turista brasileiro", disse Rodríguez.

Entre janeiro e agosto 65 mil turistas brasileiros viajaram para a Colômbia, superando os 64 mil de 2010, deixando ao Brasil como o quarto país com maior número de viajantes para o país andino.

"A Colômbia está na moda no Brasil e este ano vamos superar o inédito número de 100 mil turistas brasileiros em nosso país", ressaltou o funcionário colombiano.

Um dos protagonistas de "Aquele Beijo" é o galã colombiano Manolo Cardona, que está no elenco com os brasileiros Ricardo Pereira, Grazi Massafera e Giovanna Antonelli, reconhecida internacionalmente por seu papel principal na telenovela "O Clone".

A diretora da telenovela, Cininha de Paula, assinalou que após pensar em "um primeiro momento" em gravar na Argentina ou Chile, quando recebeu a proposta de Cartagena "não houve dúvidas".

"É um lugar onde duas pessoas podem se apaixonar, um lugar perfeito para contar nossa história. Um lugar mágico", acrescentou a diretora em entrevista ao jornal "Grande ABC".

Rodríguez adiantou que com as gravações da telenovela em Cartagena, a Colômbia poderá expandir para o Brasil sua indústria de produção internacional de cinema e televisão, que atrai realizações dos Estados Unidos e outros países da região.

"A Colômbia sempre vai receber melhor este tipo de projetos, não só Cartagena mas também outras regiões, como o Triângulo do Café, que agora é um patrimônio cultural da humanidade; Medellín, Santander e seu turismo de aventura, a paisagem do Pacífico e do Caribe do arquipélago de San Andrés", destacou Rodríguez.

A estreia da telenovela coincide com um concurso promocional antecipado em São Paulo pela Proexport junto à operadora turística Freeway e a rede de pizzarias Camelo para levar os vencedores a Cartagena e às ilhas de San Andrés e Providencia.