Topo

Toureiro que quase perdeu olho após chifrada quer voltar a competir

19/10/2011 15h56

Zaragoza (Espanha), 19 out (EFE).- O toureiro Juan José Padilla, atingido por uma chifrada na cabeça que quase arrancou seu olho esquerdo, anunciou nesta quarta-feira que pretende voltar às touradas no ano que vem.

Padilla afirmou em entrevista coletiva após receber alta hospitalar em Zaragoza, na Espanha, que dedicará todo seu tempo para se preparar para a próxima temporada, já que não poderá participar dos compromissos que tinha agendado fora do país no próximo mês.

"Não guardo rancor, nem da minha profissão nem do touro. Já consegui muitos triunfos e isto foi um acidente", declarou.

Padilla reiterou, muitas vezes interrompido pela emoção, que voltará a se vestir de toureiro. "Porque assim esta escrito nesta profissão e porque, se Deus quiser, vou me restabelecer em breve", comentou.

O toureiro, de 38 anos, recebeu uma chifrada no dia 7 deste mês que atravessou o rosto e afetou gravemente seu olho esquerdo, a mandíbula, a bochecha e o nariz.

Padilla esteve acompanhado na entrevista coletiva pelos médicos que lhe atenderam, entre eles, o chefe do Serviço de Oftalmologia, Luis Pablo, que qualificou de "espetacular" a recuperação do toureiro em apenas 12 dias, mas advertiu que a previsão "não é boa".

Sobre o estado do toureiro, que apareceu em cadeira de rodas e sem nenhum tipo de vendagem, Pablo informou que os exames indicaram "provavelmente um descolamento de retina" e uma afetação na condução do nervo ótico que "parece estar interrompida".

"Infelizmente, como puderam comprovar, agora temos que trabalhar profundamente para recuperar a visão do olho e os movimentos faciais", frisou Padilla, que ainda mantém a esperança de retornar às arenas.

"Minha família sabe que isto é minha vida, minha profissão, e sabem que vou lutar até o fim para voltar (...) porque é minha felicidade, porque os touros me proporcionaram triunfos magníficos", acrescentou.

Padilla destacou que ainda não viu com calma as imagens da chifrada que levou. "Sei que me causará impressão, mas não me importarei de ver", comentou.

"Estou preparado para enfrentar esta etapa nova da minha vida com honradez e esperança", concluiu.