Topo

Israel Galván é destaque desta terça em festival de flamenco em SP

18/10/2011 17h04

São Paulo, 18 out (EFE).- O dançarino espanhol Israel Galván apresenta na noite desta terça-feira no Teatro Municipal de São Paulo o espetáculo "La Edad de Oro" como parte da programação do Flamenco Festival, considerado a principal vitrine para o flamenco fora da Espanha.

Reconhecido com o Prêmio Nacional de dança da Espanha, Galván estará acompanhado pela voz e violão dos irmãos David e Alfredo Lagos.

O bailaor (termo usado para bailarinos de dança flamenca), que fundou sua própria companhia em 1998, é considerado um dos principais responsáveis pela renovação do flamenco, segundo uma nota do Instituto Cervantes de São Paulo, que organiza o evento.

O festival também contará com a atuação do guitarrista Vicente Amigo, que a princípio se apresentaria na segunda. No entanto, com o cancelamento de voos em decorrência das nuvens de cinzas do vulcão chileno Puyehue, o evento foi remarcado para quarta-feira.

As famosas companhias de dança de Rafaela Carrasco e Antonio Gades também se destacam na programação do festival, criado em Nova York em 2001, e que surgiu com o objetivo de promover a dança flamenca fora das fronteiras espanholas. Esta será a primeira vez que o festival desembarca na capital paulista, mas já há uma intenção de promovê-lo anualmente.

"O flamenco chega com uma força extraordinária a São Paulo", disse à Agência Efe Francisco de Blas, chefe de atividades culturais do Instituto Cervantes em São Paulo.

Para ele, a realização do evento no Teatro Municipal coincidindo com o ano do centenário e a reabertura do edifício, representa "um grande êxito da cultura espanhola".

"O público de São Paulo se sente cada vez mais orgulhoso que sua cidade seja incorporada ao calendário internacional da cultura", concluiu Blas.