Entretenimento

Poetisa cubana Fina García Marruz vence 8º Prêmio García Lorca

EFE
Poetisa cubana Fina García Marruz (28/04/2011) Imagem: EFE

13/10/2011 10h27

Granada (Espanha), 13 out (EFE).- A poetisa cubana Fina García Marruz foi a escolhida para receber nesta quinta-feira com o 8º Prêmio Internacional de Poesia Cidade de Granada Federico García Lorca, o de maior valor da língua espanhola de poesia, que paga o equivalente a US$ 69 mil.

O júri ressaltou o "tom reflexivo, intenso, apaixonado de algumas ocasiões" da escritora, além de sua "contenção formal" e o "domínio da expressão linguística".

Nascida em 1923 em Havana, a premiada, que se destaca pelo trabalho de pesquisa da literatura de seu país, concorreu com outras 40 candidaturas, a maioria poetas latino-americanos.

O porta-voz do júri e catedrático de Literatura da Universidade de Granada, Álvaro Salvador, assinalou que García Marruz fez parte com seu marido Cintio Vitier do grupo de poetas da revista "Orígenes", que estimulou a resistência cultural cubana.

Neste sentido, apontou que seu prêmio combina "muito bem" com o espírito do concurso, já que "de algum modo" esse grupo teve conexão direta com Federico García Lorca e Juan Ramón Jiménez, que representam "o melhor" da poesia neopopulista espanhola.

O júri destacou que García Marruz é "um dos grandes nomes da literatura cubana do século 20" e uma das vozes "mais representativas" da poesia hispano-americana, por isso que já foi agraciada em abril deste mesmo ano com o Prêmio Rainha Sofía de Poesia Ibero-Americana.

Sua poesia foi traduzida para vários idiomas e está entre outras antologias na intitulada "Carmen Conde: Onze grandes poetisas hispano-americanas" (1967).

García Marruz é autora entre outros de "Las miradas perdidas" (1951), "Viaje a Nicaragua", com Vitier (1987), "Créditos de Charlot" (1990) pelo que recebeu o Prêmio da Crítica em 1991, "Los Rembrandt de l'Hermitage" (1992) e "Habana del centro" (1997).

O prefeito de Granada, José Torres Hurtado (PP), que presidiu o júri, informou que comunicou o prêmio aos familiares da poetisa, já que ela está internada atualmente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo