Topo

Romantismo global de Fernando Meirelles abre Festival de Cinema de Londres

12/10/2011 20h47

Londres, 12 out (EFE).- O cineasta brasileiro Fernando Meirelles abriu nesta quarta-feira o Festival de Cinema de Londres com seu filme "360", uma reflexão romântica sobre a globalização e os mistérios do destino que foi rodada em seis países.

No formato de um quebra-cabeça, o filme conta a interligação das vidas de personagens ao redor do mundo.

Entre estes, uma prostituta eslovaca, um dentista muçulmano apaixonado por sua enfermeira, uma adúltera londrina e um homem em busca de sua filha desaparecida nos Estados Unidos.

"As histórias deste filme são como um vírus que se espalha por todo o planeta. Vivemos em um mundo plano, mais interconectado do que nunca e é isso o que eu queria contar, mas a partir de uma perspectiva do romantismo, sem conotações políticas", explicou nesta quarta-feira Meirelles na apresentação na Europa de "360", que até agora só foi exibido no Festival de Cinema de Toronto (Canadá).

Fazem parte de "360" atores de 14 países. No elenco estrelas como os britânicos Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz ao lado de outros intérpretes desconhecidos do cenário internacional.

Indicado ao Oscar em 2003 com o filme "Cidade de Deus", o diretor explicou que encontrar os rostos dos inúmeros personagens ao redor do mundo representou a verdadeira essência desse projeto de vocação global rodado em vários idiomas.

O diretor de "O Jardineiro Fiel" e "Ensaio sobre a cegueira" explicou que seu objetivo era explorar as infinitas conexões da vida, já que se sente intrigado pelos mistérios do destino e onde te podem levar as decisões.

O efeito dominó da crise financeira e da gripe A serviram de inspiração para o roteirista Peter Morgan, responsável pelo filme "A Rainha" e "Nixon/Frost", relatou nesta quarta-feira na apresentação.

"Acho fascinante ver como um homem que entra em um avião pode provocar uma epidemia e como a irresponsabilidade de um país pode causar o caos financeiro em nível mundial", comentou o escritor britânico.

Além do filme de Meirelles, a mostra cinematográfica não competitiva da capital britânica projetará até o dia 27 de outubro mais de 200 títulos, incluídos 13 estreias mundiais e filmes selecionados após a exibição em outros festivais.