Topo

Estúdios de Hollywood lançam plataforma de conteúdo digital UltraViolet

11/10/2011 18h29

Los Angeles (EUA), 11 out (EFE).- O lançamento em DVD e Blu-ray do filme "Quero Matar Meu Chefe" marcou nesta terça-feira a estreia da plataforma UltraViolet, um sistema promovido pelos grandes estúdios de Hollywood para modernizar a venda de filmes e séries de televisão para o consumidor final.

Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner uniram suas forças para resistir à crescente perda nas bilheterias geradas pelo consumo doméstico de filmes dando um fim à pirataria a partir da comercialização de direitos de visualização de conteúdos audiovisuais.

Os compradores de produtos com o selo UltraViolet pretendem adquirir licenças que os permitirão assistir às produções hospedadas na nuvem e serão acessíveis a partir de dispositivos conectados à internet.

O UltraViolet foi lançado pelos estúdios vinculados à aquisição de um filme em um suporte físico, mas o objetivo da plataforma é oferecer ao usuário a possibilidade de comprar e ver o conteúdo diretamente da internet. O sistema permite que até seis pessoas associem suas contas, compartilhando conteúdo de maneira legal.

Depois de "Quero Matar Meu Chefe", chegarão durante os próximos três meses os seguintes títulos compatíveis com o UltraViolet: "Lanterna Verde - O Filme", "Harry Potter e as Relíquias Mortais Parte 2", "Os Smurfs - O Filme" e "Sexo Sem Compromisso".

A plataforma, que requer a criação de uma conta de usuário, autorizará o download dos filmes para diversos suportes, bem como a gravação de cópias em DVD ou cartão de memória sem custo adicional, embora com uma limitação de 12 dispositivos diferentes para assistir aos filmes e séries.

Por enquanto, a Apple não adotou o UltraViolet e, por isso, as compras pelo iTunes não serão compatíveis com a plataforma dos estúdios. Steve Jobs, ex-executivo-chefe da empresa falecido na semana passada, era um dos principais acionistas da Disney, companhia que está desenvolvendo seu próprio sistema de distribuição de conteúdos digitais, conhecido como Keychest.

O consórcio DECE, integrado também por multinacionais como Microsoft, IBM, Nokia, Intel, Motorola e Samsung, anunciou a chegada do UltraViolet na maior feira internacional eletrônica, a Consumer Electronics Show (CES), realizada em janeiro em Las Vegas (EUA).