Topo

"La Petit Danseuse", de Degas, é leiloada pela Christie's

07/10/2011 18h03

Nova York, 7 out (EFE).- Uma das dançarinas que o artista francês Edgar Degas esculpiu em bronze será leiloada em 1º de novembro em Nova York por um preço inicial de cerca de US$ 30 milhões, informou nesta sexta-feira a casa de leilões Christie's.

"Com seu realismo e sua combinação de materiais pouco usuais, a imagem representa um momento decisivo na carreira de Degas, quando rompeu com a tradição acadêmica e abraçou uma estética modernista nunca vista até então", disse o chefe do departamento de arte moderna e impressionista da Christie's, Connor Jordan, em um comunicado de imprensa.

"La Petite Danseuse de Quatorze Ans" é de acordo com o especialista a mais "ambiciosa e complexa" das esculturas de Degas, e representa "a mais alta de suas conquistas neste meio, ao qual dedicou muito tempo e energia durante sua carreira".

Degas exibiu o original desta escultura na sexta exposição impressionista em 1881, uma versão realizada em cera com roupa e cabelos reais, que causou um grande impacto entre artistas e colecionadores. Com um metro de altura, é a única escultura que o artista, que nunca a reproduziu, exibiu enquanto vivo.

Contudo, depois de sua morte em 1917, seus herdeiros encomendaram entre 1921 e 1938 múltiplas versões em bronze de suas esculturas, incluindo "La Petit Danseuse". Desta realizaram-se um total de 28 cópias, a maioria das quais fazem parte das coleções de importantes instituições, como o Museu Metropolitano de Nova York e o Museu Tate de Londres, e somente dez réplicas permanecem em coleções particulares.

A Christie's informa que estima a escultura como uma das peças de mais alto valor da temporada de arte impressionista de outono, que a cada ano obtém rendas milionárias.

O historiador Richard Kendall, comissário da exposição "Degas e o balé" exibida atualmente em Londres, qualificou a figura como "uma das três esculturas mais destacadas da era moderna".

Segundo Jordan, ao lado de "O beijo" e "O pensador" de Rodin, e da Estátua da Liberdade de Frédéric Auguste Bartholdi, esta escultura de Degas "é reconhecida e admirada por milhões de pessoas no mundo todo".