Topo

Hugh Jackman estreia "Gigantes de Aço" nesta sexta nos EUA

06/10/2011 19h22

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 6 out (EFE).- O australiano Hugh Jackman estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos "Gigantes de Aço", um filme de ficção científica sobre um ex-lutador de boxe que perde a chance de competir quando o esporte se torna proibido para humanos, que são substituídos por robôs.

Dirigido por Shawn Levy ("Uma Noite no Museu") o filme também é protagonizado por Evangeline Lilly ("Lost") e Dakota Goyo, que aos 12 anos se revela uma das grandes descobertas da temporada depois de ter aparecido em "Thor" (2011). Goyo interpreta o filho de Jackman, com quem vive uma difícil relação até o dia em que os dois resolvem juntos montar um robô para ir aos ringues.

"Após alguns dias de filmagem, o diretor se reuniu comigo e com Goyo e nos disse: deixem de ser tão agradáveis um com o outro! Sejam duros e direi se passaram do tom! E foi o que fizemos. Tenho dois filhos, e às vezes quero dizer coisas que não devo, então este filme serviu como uma terapia para mim", disse um bem-humorado Jackman à Agência Efe.

Essa mistura de "Rocky" com "Transformers" é baseada na obra "Steel", escrita em 1956 por Richard Matheson, que anos depois a adaptou para um episódio de "Além da Imaginação" protagonizado por Lee Marvin.

A família de Hugh Jackman o acompanhou em uma exibição de "Guerreiros de Aço" para a felicidade do ator, que pela primeira vez levava os filhos a um de seus filmes.

"Eles foram e ficaram encantados. Se envolveram muito com a história dos robôs, e cheguei a ver neles algumas lágrimas no final do filme. A mesma coisa aconteceu com minha mãe e minha mulher, então acho que é um filme que pode agradar à toda a família", disse o protagonista da saga "X-Men: O Filme".

O personagem Charlie Kenton ganha a vida reconstruindo robôs antigos e juntando dinheiro em brigas ilegais, até que a aparição surpresa de seu filho, um apaixonado por tecnologia e videogames, muda sua vida. Seguindo o conselho do menino, ele constrói e treina um robô que poderia tirá-lo das penúrias econômicas nas quais se encontra.

Para interpretar com realismo o antigo boxeador, Jackman recebeu os conselhos da lenda do boxe Sugar Ray Leonard. "De todas as coisas que me ensinou, o que mais me tocou foi sua insistência em dar importância aos detalhes. Ele me disse que o espectador só acreditaria nos golpes se eu estivesse totalmente conectado com o robô. Deveria ser sua coluna vertebral. Foi um grande conselho".

Jackman, que apresenta sua boa forma física no filme, quis interpretar seu personagem como alguém acima do peso devido à sua condição de lutador afastado do ringue durante anos. Entretanto, a aparência que apresentou nos sets não era a esperada pelo diretor.

"Eu rodava 'Selma', para o qual tive que ganhar muito peso, mas o filme foi cancelado três meses antes das gravações de "Guerreiros de Aço". Estava gordo, parecia um lutador de sumô, e pensei que meu personagem podia ter esse aspecto. Estava com 10 quilos a mais e não cabia na roupa que prepararam para mim, então Shawn pediu para que eu voltasse ao meu peso habitual", disse o ator.

Para 2012, Jackman prepara diversos projetos. Primeiro vai encarnar o protagonista de "Les Misérables" ("Os Miseráveis"), dirigido por Tom Hooper, e depois voltará aos palcos da Broadway antes de usar novamente as garras de Wolverine.