Topo

Após 15 anos, um poeta volta a ganhar o Nobel de Literatura

Poeta sueco Tomas Tranströmer demonstra que "não acreditava" que ganharia Prêmio Nobel de Literatura - Maja Suslin/Scanpix/Reuters
Poeta sueco Tomas Tranströmer demonstra que "não acreditava" que ganharia Prêmio Nobel de Literatura Imagem: Maja Suslin/Scanpix/Reuters

06/10/2011 10h46

Estocolmo, 6 out (EFE).- O sueco Tomas Tranströmer, que ganhou o prêmio Nobel de literatura nesta quinta-feira, é o primeiro poeta a ser agraciado com a honraria desde 1996, quando a polonesa Wislawa Szymborska foi laureada.

Tranströmer nasceu em 1931 em Estocolmo e publicou seu primeiro livre, "17 dikter" ("17 poemas)", em 1954. Desde o lançamento da obra, o escritor se tornou uma referência na literatura escandinava. Logo após sua publicação, "17 poemas" foi considerado um dos livros de poesia mais importantes dos anos cinquenta.

Desde então, Tranströmer escreveu várias obras, traduzidas para mais de 50 idiomas, que tinham como pano de fundo o cotidiano e a natureza. O poeta já tinha conquistado vários prêmios literários importantes, como o Bonnier para a Poesia, o Neustadt e o Petrarch da Alemanha.

Nos últimos anos, seu nome era cotado para ganhar o Nobel. Em 1990, Tranströmer sofreu um AVC que o deixou com dificuldades motoras e de fala, mas que não o impediu de continuar escrevendo. Além de escritor, ele é formado em psicologia e trabalhou durante muito tempo com a reabilitação de jovens envolvidos com o crime.

O poeta era tradutor e adaptou várias obras conhecias para sua língua natal. Ele é o oitavo escritor sueco a ganhar o Nobel de literatura. Os últimos tinham sido Eyvid Johnson e Harry Martinson, em 1974.