Topo

Desenhos iniciais de Picasso marcam nova exposição em Nova York

04/10/2011 17h59

Ana Crespo.

Nova York, 4 out (EFE).- As inovações que Pablo Picasso (1881-1973) realizou durante os primeiros 30 anos de sua carreira são o foco de uma exposição que será apresentada a partir desta terça-feira, na Coleção Frick de Nova York.

"Quando Picasso era um estudante de arte diziam que ele gostava de desenhar sem parar", revelou à Agência Efe Marilyn McCully, uma das curadoras da mostra. "Em seus desenhos está o coração de suas inovações. Eles nos dizem o que era importante para Picasso", acrescentou.

Segundo os especialistas, as obras em papel de Picasso podem mostrar "todos os progressos que o artista fazia, além da maneira com que queria representar as formas e espaços".

Marilyn explicou à Efe que os desenhos de Picasso no papel também refletem aspectos importantes de sua carreira, como sua formação tradicional, as influências dos trabalhos de antigos professores e a invenção do cubismo ao lado de Georges Braque.

Sob o título "Os Desenhos de Picasso, 1890-1921: Reinventando a Tradição", a mostra reúne um total de 62 trabalhos, que exploram diversas formas de interação entre as tradições da arte ocidental e não ocidental, assim como experimentos visuais.

"Quando Picasso tinha 15 anos já era um mestre na representação clássica, e sua curiosidade o levou a investigar novos modos de representação", afirmou à Efe Susan Grace Galassi, outra das curadoras da mostra. "Ele tomava o que via dos artistas de sua época, mas também voltava seu olhar em direção aos professores antigos", especificou.

Picasso buscou influência em Diego Velázquez, Francisco de Goya, El Greco, Edouard Manet e Edgar Degas, cujas obras estão no Museu do Prado, em Madri, ou no Louvre, de Paris, mas que também estão representados na mostra da Coleção Frick, que poderá ser visitada até janeiro de 2012.

"Embora Picasso seja um dos artistas mais inovadores da história, ele tinha grandes conexões com o passado", destacou Susan, explicando que o artista espanhol procedia "da mesma tradição que os pintores que estão nas galerias da Frick".

Assim, há exemplos de seus impecáveis trabalhos como estudante, caso de "Estudio Para un Torso" (1895). No entanto, também há trabalhos da época que teve influências clássicas, representada por "Cabeza de Mujer" (1921) e "Dos Mujeres con Sombreros" (1921), ambos elaborados em pastel.

Entre esses 30 anos, seu "período azul", caracterizado pelo uso da cor em imagens de grande tristeza, está representado com "Madre e Hijo en La Orilla" (1902), e suas incursões no cubismo são patentes em "Desnudo de Pie" (1910), entre outros trabalhos.

Além disso, é possível descobrir influências de algumas de suas obras mais representativas como "Las Señoritas de Aviñón" (1907), "Desnudo Amarillo" (1907) e "Desnudos en un Bosque" (1908), que remetem à El Greco.

"Tentamos não fazer comparações diretas entre os desenhos de Picasso e os de outros artistas. A idéia é mostrar por outro lado a amplitude e as referências dos registros, no aspecto técnico e estilístico, de seus desenhos", acrescentou Susan.

Picasso também experimentou e inovou no campo técnico, mostrando uma grande variedade de técnicas em seus trabalhos, como exalta suas obras sobre papel.

"Há desenhos com técnicas tradicionais como lápis, carvãozinho, guache e tinta, mas outros com técnicas mais experimentais como a colagem", destacou Marilyn McCully.

Assim, a mostra exibe desde simples esboços em lápis que servem para elaborar outras obras, como "Madre, Hijo y Estudio de Manos" (1904) até "La Taza de Café", uma obra cubista elaborada em 1913 com giz, carvão e colagem.