Topo

Brasileiro participa do festival VivAmérica em Madri

03/10/2011 10h38

Madri, 3 out (EFE).- A partir desta terça-feira, o festival VivAmérica transformará a Casa da América de Madri em uma vitrine do pensamento e da cultura ibero-americanas durante seis dias de debates, exposições, cinema e diversas atividades, que terminam no domingo com um grande desfile pelo centro da capital espanhola.

Esta quinta edição acontece de forma simultânea em Madri, Cádiz, e outras 16 cidades latino-americanas, e terá como tema "As ideias que olham para frente", nas palavras da diretora geral da Casa da América, Imma Turbau.

O cineasta brasileiro João Jardim (de Lixo Extraordinário) vai participar de um colóquio sobre os limites entre a arte e o cinema. O festival também reunirá outros artistas, políticos, cientistas e escritores para debater sobre questões da atualidade, como o papel do mundo digital na educação e a exclusão social.

As fronteiras entre países serão tema de debate e de uma exposição de fotografias sobre a fronteira entre Brasil e México, onde se estima que passem diariamente mil pessoas de forma ilegal.

O dia 6 de outubro terá mesas-redondas dedicadas à mulher, com políticas e escritoras. O evento também terá exibições de filmes, espetáculos para crianças e concertos.

Um dos destaques desta edição é a exposição "Outros olhares, Fotógrafas no México (1872-1960)", que reúne trabalhos de 50 mulheres que retrataram o país com suas câmeras desde o fim do século XIX até meados do século XX.

Para finalizar o evento, no dia 9 de outubro, acontece um desfile nas ruas de Madri com cerca de 20 grupos de doze países que mostrarão sua música, folclore e danças típicas. O Instituto Mexicano do Som tocará ritmos latino-americanos mais modernos e o cantor porto-riquenho Willie Colón fará um show de salsa.