Topo

Entretenimento

Sistema de audiodescrição leva deficientes visuais ao teatro no Uruguai

Thaís Brandão/Folhapress
Fachada do Teatro Solís em Montevidéu, no Uruguai (01/06/2010) Imagem: Thaís Brandão/Folhapress

27/09/2011 14h34

Montevidéu, 27 set (EFE).- Graças a um novo sistema de audiodescrição implantado no Teatro Solís, no Uruguai, as pessoas com deficiência visual terão oportunidade de assistir pela primeira vez a peça teatral "La Ramona", informou nesta terça-feira a tradicional sala de teatro de Montevidéu.

A sala Zavala Muniz, do Teatro Solís, um dos palcos mais prestigiados da capital uruguaia, oferecerá esse serviço somente nas sessões de sexta-feira. O serviço estará disponível de 30 de setembro até 25 de novembro.

"Temos uma quota disponível para atender, de maneira gratuita, até oito pessoas cegas e de baixa visão por função", explicou a instituição em comunicado, convidando o público para reservarem seus ingressos.

Esta iniciativa de sucesso envolve a Secretaria de Gestão Social para a Incapacidade da Intendência de Montevidéu, a Comédia Nacional, o Teatro Solís e a Fundação Braille do Uruguai.

A audiodescrição consiste na transmissão ao vivo de informação oral complementar "para que a pessoa cega ou de baixa visão possa aproveitar plenamente os espetáculos teatrais", acrescenta o boletim.

Em março, o teatro realizou um teste com esse mesmo sistema durante a apresentação da Comédia Nacional no espetáculo "O Doente Imaginário", de Jean Moliére.

Até o final do ano, os responsáveis pela iniciativa querem voltar a colocar em prática essa ação em um terceiro espetáculo, cuja obra ainda não foi definida.

"Doña Ramóna" é uma peça escrita pelo dramaturgo uruguaio Víctor Manuel Leites (Paysandu, 3 de março de 1933) e será apresentada no Teatro Solís todas as sextas-feiras, sábados e domingos até o final de novembro.

A história se passa no Uruguai de 1900, quando as convenções sociais e religiosas de uma família acomodada batem de frente com as reformas liberais do presidente José Batlle y Ordóñez (1903-1911), considerado o fundador do Uruguai moderno.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento