Topo

Entretenimento

Rock in Rio começa com homenagem a Freddie Mercury

23/09/2011 22h38

Javier Herrero.

Rio de Janeiro, 23 set (EFE).- O espírito e a voz de Freddie Mercury regressaram da primeira edição do Rock in Rio, em 1985, para ecoar novamente, ao lado de Milton Nascimento, na inauguração da décima edição do festival, que está voltando à sua cidade natal após dez anos.

Em uma cerimônia emocionante, a abertura oficial do Rock in Rio aconteceu no Palco Mundo, onde esta noite se apresentarão Claudia Leitte, Katy Perry, Elton John e Rihanna.

Depois das edições de Madrid e Lisboa, em 2010, a nova Cidade do Rock, que também será utilizada pelos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de 2016, abriu suas portas aos fãs por volta das 14h (de Brasília). Os mais ansiosos entraram correndo no cenário de 150 mil metros do festival ao som do hino do evento.

Eles foram os primeiros dos 700 mil espectadores esperados na Cidade do Rock que, durante sete dias, receberá 160 shows e atrações como roda-gigante, tirolesa e até uma montanha-russa. Essa é a quarta vez que o Rio de Janeiro recebe o festival que leva seu nome e que é o maior do mundo em público.

Como forma de homenagear a história do evento, os organizadores escalaram para essa edição artistas que já passaram pelos palcos do Rock in Rio, como Paralamas do Sucesso (1985), Titãs (1991) e Milton Nascimento (2001), que deu a partida para o festival interpretando a canção "Love of My Life", em dueto feito por meio de vídeo com Freddie Mercury.

Um vídeo de abertura lembrou que o festival se tornou uma instituição da cidade e que terá um impacto econômico de mais de US$ 450 milhões.

Antes da inauguração oficial, a primeira música do festival foi tocada no Palco Sunset, numa apresentação conjunta da banda Móveis Coloniais de Acaju, Letieres Leite & Orkestra Rumpitezz e Mariana Aydar, que reuniu quase 30 mil pessoas.

Em seguida tocaram os portugueses The Gift e The Asteroids Galaxy Tour e Bebel Gilberto e Sandra de Sá. O Sunset é um espaço destinado a reunir artistas de diferentes estilos num espetáculo de improvisação.

O festival também abriga a Rock Street, um local que simula as ruas de Nova Orleans e onde os presentes podem desfrutar de apresentações de jazz e blues ao ar livre, assim como na cidade americana.

O criador do festival, Roberto Medina, afirmou à imprensa que pretende expandir ainda mais sua franquia. Seus planos são realizar o próximo Rock in Rio, em 2013, em outra capital latino-americana, que provavelmente será a Cidade do México. Além disso, Medina mencionou que o festival pode chegar à China, Reino Unido e Alemanha.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento