Eternizado como fotógrafo dos Beatles, Bob Whitaker morre aos 72 anos
Londres, 22 set (EFE).- O fotógrafo britânico Bob Whitaker, conhecido por suas inúmeras sessões fotográficas com os Beatles, morreu nesta quinta-feira aos 72 anos, informou a agência de notícias britânica "Press Association".
Whitaker, que nasceu em 1939, conheceu os integrantes da emblemática banda durante uma turnê na Austrália em 1964. Na época, o próprio empresário dos Beatles, Brian Epstein, convidou o fotografo para começar a acompanhar o quarteto.
Assim, o fotógrafo, que apenas acompanhava um amigo jornalista em uma entrevista com Epstein, de quem tirou apenas uma foto, marcaria o começo de sua relação profissional com os famosos garotos de Liverpool.
Na primeira sessão dedicada aos Beatles, Whitaker mostra Paul McCartney e George Harrison segurando "bumerangues" com os quais os fãs australianos haviam presenteado os ídolos durante a turnê.
Bob Whitaker também foi autor da polêmica capa do álbum "The Beatles Yesterday and Today", que mostra os integrantes vestidos com roupas de açougueiro em torno de bonecas desmembradas e sujas de sangue. A princípio, essa sessão era apenas para captar imagens dos músicos para promover o single "Rain/Paperback Writer".
A imagem causou tanta polêmica que obrigou o grupo a tirar os discos do mercado e a substituir a capa por outra menos controvertida.